Doença de Alzheimer

Característica

A Doença de Alzheimer é uma doença degenerativa progressiva caracterizada por falência das conexões entre os neurônios e sinapses, que evolui com perda de neurônios. Esta perda de neurônios pode iniciar 10 a 15 anos antes da doença se manifestar clinicamente. Inicialmente, na maior parte dos casos, o paciente apresenta problemas de memória, que se caracterizam pela dificuldade em aprender e reter novas informações.

A doença é mais frequente após os 65 anos de idade, aumentando sua proporção conforme a idade aumenta, chegando até 40% das pessoas acima de 85 anos.

Tratamento

O tratamento com medicamentos é usado para tentar estabilizar a progressão da doença, tornando a evolução mais lenta, e podendo ajudar a melhorar as alterações comportamentais, quando presentes. Os cuidados profissionais multidisciplinares, incluindo fisioterapeutas, fonoaudiólogos, musicoterapia, terapia ocupacional e outros são muito importantes para a reabilitação destes pacientes, colaborando na melhora cognitiva, do humor, qualidade de vida e desempenho funcional. A prevenção consiste no controle dos fatores de risco como a manutenção de atividades físicas, cognitivas e lazer, envolvendo sempre o uso do cérebro, além de tratamento de todas as outras doenças que porventura a pessoa tenha, como por exemplo a Hipertensão Arterial, Diabetes Melittus e Dislipidemia.