Fisioterapia e o Trabalho Multifuncional

A fisioterapia tem como objetivo avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções, intervir no movimento corporal, atuando na prevenção e tratamento da postura, dores, distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana.

No processo de reabilitação, o fisioterapeuta tem como objetivo restaurar os movimentos e as funções comprometidas após uma doença ou um acidente, fazendo com o que o indivíduo reintegre à sociedade e retorne a sua função social anterior, ou mais perto disso. Na reabilitação do paciente, é muito importante a atuação multiprofissional para a reinserção bio-pscico-social do paciente. O fisioterapeuta atua juntamente com outros profissionais da saúde funcional, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, psicólogos, fonoaudiólogos e médicos.

Os cuidadores, ou também denominados de cuidador formal, também oferecem um papel muito importante, onde os profissionais da saúde irão orientar e ditar funções para os cuidadores e familiares do paciente para que este reaja mais rapidamente ao tratamento durante todo o dia e noite.

Em um determinado estágio do tratamento é importante que o paciente realize exercícios quando não está em acompanhamento profissional, neste caso, é muito importante o trabalho do cuidador. O fisioterapeuta irá passar essas orientações aos cuidadores para que eles possam auxiliar melhor nas atividade de vida diária, posicionamento, locomoção e até mesmo nos exercícios.

Marcio de Arruda Nunes - Crefito: 3/124880-F - Fisioterapeuta e Prof. De Educação Física