Mente Saudável - Como Manter a Mente em Forma e Envelhecer com Saúde?

Assim como o exercício físico mantêm o seu corpo forte, a atividade mental mantém sua mente ágil e produtiva. Uma maneira de fazer isso é adquirir novas habilidades, dessa forma o cérebro ativo produz novas conexões entre as células nervosas e você pode manter sua mente ativa envelhecendo de maneira saudável.

Estudos ligam atividade física com declínio mental menos acelerado, o exercício aumenta a circulação sangüínea inclusive do cérebro, podendo promover ali o crescimento de células.

Exercite-se pelo menos 30 minutos durante dia, desenvolva hábitos alimentares saudáveis, escolha uma dieta com frutas e vegetais ricos em antioxidantes como laranjas, frutas vermelhas, brócolis, espinafre, cenoura, batata doce e tomate.

Na maioria dos casos você está sujeito a muito mais benefícios ao comer os alimentos propriamente ditos, do que tomar comprimidos de vitaminas. Dicas para prevenção de perda de memória: Fazer palavras cruzadas, pintar, pescar, viajar, caminhar e ler jornais e livros freqüentemente deve-se também evitar o fumo, bebidas alcoólicas em excesso, stress, ingerir mais água, reduzir o sal, diminuir gorduras e visitar seu médico pelo menos duas vezes por ano após os 60.

Doutor José Wilson Amaro Lozon - Geriatra/Clínico Geral CRM 56.316