O que é Sexualidade na Terceira Idade?

A sexualidade faz parte da vida dos seres humanos e está presente em todas as fases do desenvolvimento do homem, inclusive na terceira idade. Muitos se esquecem de que esta atividade é uma função fisiológica assim como a digestão ou a respiração e confundem sexo com o ato sexual, deixando de observar a sexualidade como manifestações de afeto, companheirismo e ternura.

Estudos relatam que apesar de reduzir a atividade sexual com o passar do tempo, o indivíduo é capaz de manter o interesse pelo sexo por toda a vida. Existem mudanças no organismo da mulher e do homem com o passar da idade.

O comportamento sexual é definido por valores como: cultura, religião e educação, tais valores influenciam intensamente o desenvolvimento sexual, determinando a maneira como iremos lidar com ela por toda a vida.

O sexo na terceira idade traz satisfação física, reafirma a identidade e demonstra o quanto cada pessoa pode ser valiosa para outra, estimulando sensações de aconchego, afeto, amor e carinho. É importante cuidar da saúde, adaptar-se as mudanças fisiológicas e ter alguma imaginação, já que as fantasias sexuais melhoram a sexualidade e acompanham as pessoas até o final de sua vida.

Doutor José Wilson Amaro Lozon - Geriatra/Clínico Geral CRM 56.316